(51) 3269.5000 / (51) 99939.9392 relacionamento@hospitalar-ats.com.br

Como realizar a higienização das mãos corretamente?

[]
1 Step 1
Cadastre-se para receber nossa newsletter
Nome
Previous
Next

Olá pessoal!

O assunto de hoje é de extrema importância para toda a população! Higiene das mãos!

O dia 5 de maio é o Dia Mundial de Higiene das Mãos instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em todo o mundo a data é marcada por ações visando a conscientização sobre a importância da ação para a promoção da saúde.

A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos (EA) mais frequentes nos serviços de saúde.

Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Por isso, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Leia também sobre a vacina contra a gripe.

Você sabe lavar suas mãos?

A higiene das mãos é geralmente realizada com água e sabão. O álcool gel 70% também pode ser utilizado quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, já que ele tem o poder de matar os germes. Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os agentes patogênicos.

Dada à importância da higiene das mãos, esta prática deve ser estimulada desde a infância. Orientar as crianças sobre a forma correta para que se torne um hábito ao longo de suas vidas.

Na Atenção Domiciliar, a higiene das mãos é uma das medidas importantes para evitar infecções. É necessário envolver e orientar também os familiares e cuidadores na adesão deste procedimento e na vigilância de que os profissionais de saúde cumpram com esta premissa assistencial para segurança do paciente.

Agora saiba como realizar o procedimento correto, conforme recomendado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

como lavar as mãos anvisa

 

Gostaram?

Esclarecemos suas dúvidas? Fale conosco!

Curtam nossas páginas FacebookInstagramLinkedin.
Share This