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O envelhecimento é inerente a todo ser vivo e ocorre de modo MUITO particular a cada um. Diversos fatores determinam um envelhecimento bem-sucedido, dentre eles os hábitos alimentares praticados ao longo da vida.

Viver com saúde e comer bem são duas das maiores paixões do ser humano. Quem não gosta de saborear uma bela refeição ao redor de uma mesa acompanhada por familiares e amigos? Quem, em pleno gozo de saúde física e mental, não deseja uma vida longa? Muitos querem viver com qualidade, mas na prática pouco se é feito para conquistar o envelhecimento ativo, o qual deve ser buscado em todas as fases da vida, especialmente durante a fase adulta.

O excesso de preocupação e estresse da vida cotidiana faz com que a alimentação e o estilo de vida saudável fiquem em último lugar na lista de prioridades de muitas pessoas. Estes maus hábitos, se praticados por longo tempo, colaboram para o surgimento de doenças crônicas no adulto, como diabetes tipo 2, obesidade, pressão alta e doenças do coração, as quais comprometem a saúde e a qualidade de vida durante o envelhecimento, trazendo sofrimento e incapacidade ao idoso.

A ausência de um trabalho educativo, somado aos hábitos e tabus alimentares, tendo por base informações distorcidas pelos mais variados interesses, levam o indivíduo ao desequilíbrio nutricional, o mesmo acontecendo quando da ingestão excessiva de alguns nutrientes em detrimento de outros, ou, ainda a deficiência da oferta dos nutrientes, elementos vitais para a saúde humana.

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Seguem alguns exemplos e suas consequências dos principais erros alimentares praticados pela população, atualmente:

1) Não ter horários regulares de alimentação, pular refeições e permanecer longos períodos em jejum. Consequência: pode contribuir para o ganho de gordura corporal, perda de massa muscular, aumento da ansiedade e da irritabilidade.

2) Substituir as refeições principais (almoço ou jantar) por lanches rápidos, preparações congeladas, macarrões instantâneos, sopas industrializadas ou outros produtos alimentícios ricos em gorduras saturadas e sódio. Consequência: podem desencadear pressão alta, doenças do coração e favorecer o ganho de peso.

3) Baixo consumo de fibras alimentares, vindas das frutas e dos vegetais, associado ao baixo consumo de água. Consequência: tornam o intestino mais preguiçoso, além de possibilitar desidratação, elevar níveis de colesterol e açúcar no sangue.

4) Comer muito rápido sem mastigar bem os alimentos. Consequência: colabora para o surgimento de doenças do trato gastrointestinal, favorece o consumo alimentar excessivo e contribui para o aumento de peso;

Bem, se você já não tem mais 20 anos como a Hospitalar ATS e se identificou com algum dos pontos citados acima, ATENÇÃO! É hora de refletir sobre seus hábitos para garantir sua saúde no futuro. Se necessário, procure um profissional de saúde especializado para te auxiliar neste processo. Nós estamos aqui para te ajudar!

Mariana Beirão Giordani
Nutricionista Hospitalar ATS
CRN²7082

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