(51) 3269.5000 / (51) 99939.9392 relacionamento@hospitalar-ats.com.br

Aprenda a maneira correta de como usar e armazenar os medicamentos em casa

[]
1 Step 1
Cadastre-se para receber nossa newsletter
Nome
Previous
Next

Olá pessoal!

Hoje, vamos falar em como usar e armazenar os medicamentos em casa, cuidado muito importante que pode refletir em nossa saúde.

Normalmente as pessoas armazenam medicamentos em suas casas para os momentos em que os sintomas incômodos aparecem. Como medicamento é assunto sério, muitos podem ser potencialmente nocivos, especialmente se estiverem em más condições de conservação. É preciso muito cuidado para não colocar em risco a sua saúde e a dos que moram com você. Com bom senso e algumas dicas básicas, é possível obter maior segurança para armazená-los em casa.

Preparamos algumas dicas simples, mas práticas, que podem ajudar nesse processo. As dicas podem ser úteis principalmente para idosos, cuidadores e familiares.

Quer saber como fazer isso? Confira as dicas a seguir:

  1. Manter os medicamentos em lugares secos, frescos, protegidos da luz, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos.
  • Proteja os medicamentos da incidência de luz direta, muitos medicamentos são sensíveis à luz, conserve-os na embalagem original.
  • Proteja os medicamentos da umidade, se possível em prateleiras e afastados da parede. Cozinhas e banheiros, embora muito usados para isso, são más opções, pois geralmente conservam muita umidade. Mantenha o local de armazenamento sempre limpo e arejado, evite local abafado.
  • Proteja-os do calor, todo medicamento deve ficar conservado abaixo dos 25 graus centígrados. Alguns ainda precisam de condições especiais, então sempre leia as instruções de conservação antes de abri-lo e respeite as condições de temperatura e armazenamento. Não guarde medicamentos sobre a geladeira, devido ao calor. Evite deixar o medicamento no interior do carro por muito tempo.
  1. Guarde na geladeira apenas os medicamentos que possuem esta orientação, peça explicação para um farmacêutico mais próximo de sua casa. Não guarde medicamentos na porta da geladeira ou próximo do congelador. A insulina, por exemplo, perde o efeito se for congelada.
  1. Se você utilizar porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para 24 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente mantidos limpos e secos. Não guarde medicamentos sem rótulos/identificação. Não reaproveite frascos usados para colocar outros líquidos.
  1. O armazenamento de medicamentos deve ser individualizado e separado para evitar erros e trocas com medicamentos de outras pessoas.
  1. Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento.

Saiba como higienizar corretamente as mãos.

  1. Manuseie os medicamentos em lugares claros. Leia sempre o nome e a dosagem do medicamento para evitar trocas.
  1. É importante o uso regular dos medicamentos, observe os horários prescritos.
  1. Tome os comprimidos e as cápsulas sempre com água ou conforme a orientação de um profissional de saúde.
  1. Consulte seu médico ou farmacêutico caso seja necessário partir ou triturar os comprimidos.
  1. Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez.
  1. Mantenha os medicamentos nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade. Observe frequentemente a data da validade e não tome medicamentos vencidos.
  1. Consulte seu médico ou farmacêutico caso observe qualquer mudança no medicamento: cor, mancha, sabor ou cheiro estranho.

Você sabia que a Hospitalar ATS possui orientação farmacológica? Acesse e saiba mais!

  1. Utilize preferencialmente o medidor que acompanha o medicamento. Evite o uso de colheres caseiras. Lave-o após o uso.
  1. Não passe a ponta do tubo do medicamento diretamente em feridas ou na pele quando for utilizar pomadas e cremes. Você pode contaminar o medicamento.
  1. Não encoste no olho ou na pele o bico dos frascos dos colírios e das pomadas para os olhos.
  1. Sempre leve todas as receitas, os exames e os medicamentos em uso para todos os atendimentos médicos. Informe ao médico se você toma chás ou faz uso de plantas medicinais. Mantenha a receita médica junto aos medicamentos.
  1. Nunca espere o medicamento acabar para providenciar nova receita, para comprá-lo ou buscá-lo na unidade de saúde. 
  1. Guarde os medicamentos suspensos ou antigos em local separado dos medicamentos em uso. Se chegou a hora de você descartar o medicamento, não pense na pia, ralo ou lixo comum. Leve até o posto de saúde ou farmácia com programa de descarte mais próximo e dê o destino mais correto ao medicamento, colocando-o no lixo adequado. Assim você cuida não só da sua saúde, mas também do meio ambiente.

Tome o medicamento como prescrito

Mantenha as instruções prescritas pelo médico. Não pule e nem acumule doses. Se está com dúvidas sobre o um medicamento converse com um profissional qualificado e evite ouvir terceiros.

Um medicamento indicado a você pode não fazer bem a outra pessoa ainda que ela esteja com o mesmo problema. Evite tomar qualquer medicamento que não tenha sido prescrito especificamente para você.

Evite abandonar o tratamento sem acompanhamento e orientação de um especialista.  Ainda que você esteja se sentindo melhor.

A automedicação é extremamente perigosa podendo levar desde a piora do quadro de um paciente até consequências mais graves.

Mantenha a lista dos medicamentos visível

Anote o que você está tomando e os horários de cada medicamento. Mantenha uma lista com você e outra em casa, a vista de todos.

Atualize a lista a cada consulta ou alteração de prescrição e inclua também orientações específicas como “tomar após o café da manhã” ou “30 minutos antes do almoço”.

Anote por que você está tomando cada medicamento (indicação), caso tome mais de um, anote a dosagem (por exemplo, 300 mg), e quantas vezes você precisa tomar por dia.

Considere dar uma cópia para um amigo ou um ente querido, que você confia, para que ele possa te ajudar, especialmente, em caso de emergência ou até mesmo quando você estiver viajando e por alguma razão, perder as orientações.

Converse com o médico ou farmacêutico, anote as dúvidas, faça uma lista e peça informações claras e objetivas sobre cada medicamento. Insista sempre para não sair do consultório sem respostas.

Lembre-se: medicamentos podem curar, mas também podem apresentar riscos e até matar. Armazenando-os corretamente, você protegerá a sua saúde e a de quem ama. Siga corretamente as instruções e tenha sempre atenção. Com saúde não se brinca!

Fica a dica, agora coloque e prática! E se precisar de ajuda, chame a gente!

[]
1 Step 1
NOME
E-MAIL
FONE CONTATO
FONE CELULAR
CIDADEyour full name
ENDEREÇO COMPLETOyour full name
MENSAGEM
0 /
Previous
Next

Aguardem nossas próximas publicações.

Curtam nossas páginas FacebookInstagramLinkedin.

 

Share This