(51) 3269.5000 / (51) 99939.9392 relacionamento@hospitalar-ats.com.br

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2014 houve quase 140 mil internações domiciliares no Brasil, número 50% maior que em 2011, quando o órgão registrou cerca de 93 mil casos de pacientes em tratamento em suas residências.

A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

A Atenção Domiciliar na Hospitalar Atenção Total à Saúde tem como foco central a reintegração do paciente de baixa a alta complexidade no seu ambiente familiar e social acelerando o processo de gestão do cuidado para as necessidades de saúde e de sua reabilitação com qualidade, segurança e sustentabilidade para todo o sistema.

Saiba mais sobre o serviço de Atenção Domiciliar (Home Care) da Hospitalar ATS.

A gestão do cuidado compreende desde o gerenciamento de atendimento para cuidados ambulatoriais, como aplicação de medicamentos e troca de curativos, até o acompanhamento constante de uma equipe multiprofissional em casos de internação domiciliar com necessidade do uso de aparelho respiratório, equipamentos e medicamentos.

A equipe de saúde inicia a prestação de serviços ao paciente dentro de sua residência mediante a apresentação de uma indicação médica. De posse da indicação médica é realizada a elaboração do Plano de Atenção Domiciliar (PAD), a partir de então dá-se início a gestão do cuidado no domicílio do paciente com apoio da família e cuidadores tornado essa nova etapa mais humanizada e eficaz.

De acordo com a necessidade do paciente, o cuidado pode ser realizado por determinado profissional ou por equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, farmacêutico e ou terapeuta ocupacional.

Os serviços em Atenção Domiciliar da Hospitalar ATS compreendem: Assistência Domiciliar, Internação Domiciliar, Cuidados Paliativos e Gerenciamento da Infraestrutura Domiciliar.

Quais as vantagens do atendimento domiciliar?
• Proporcionar aos pacientes com agravos de saúde atendimento humanizado, em casa, e perto da família;
• Possibilidade de receber visitas da família e de amigos sem restrições de horários e quantidade de pessoas;
• Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
• Paciente corre menor risco de complicações clínicas por contato com outros pacientes, além de evitar reinternações e até mesmo infecções;
• Atendimento individual e personalizado, com maior possibilidade de evolução do quadro clínico;
• Melhor gestão do sistema de saúde, facilitando a desocupação de leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento aos pacientes.

Quer saber mais? Então fique ligado no nosso BLOG!

Fonte
http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/melhor-em-casa-servico-de-atencao-domiciliar/atencao-domiciliar
https://fortissima.com.br/2015/10/20/atencao-domiciliar-promete-atendimento-humanizado-pacientes-14709945/

 

[]
1 Step 1
Cadastre-se para receber nossa newsletter
Nome
Previous
Next
Share This